Ao entrar numa sala de aula o aluno/professor é apresentado a vários universos ao mesmo tempo, são histórias, vivências e experiências de vida que se cruzam entre si. No meio de tudo isso há a personalidade de cada indivíduo que é expressa no comportamento dentro daquela coletividade.
Quando comecei a dar aula eu já conhecia “As cinco linguagens do amor” descritas pelo autor Gary Chapman. Comecei a observar o jeito de cada aluno e como ele demonstrava amor e também se sentia amado.
De acordo com o autor as cinco linguagens do amor são: Palavras de afirmação; Tempo de qualidade; Presente; Toque físico e Atos de serviço. Todos nós temos um pouco de cada linguagem, mas sempre tem a linguagem que se destaca, é aquela que está mais presente na nossa comunicação.
Minha linguagem de amor que fala mais alto é “presente” e eu preciso descrever como reflito sobre minha linguagem de amor em sala de aula. Eu expresso amor dando presente, por isso eu presenteava os alunos aniversariantes com um mimo, era algo simples e padronizado, como uma borracha colorida ou um lápis mais descolado. Essa era minha maneira de dizer “você é importante pra mim”.
Quando eu tinha uns 5 anos de idade e era aluna do período pré-escolar, eu levava flores que pegava no caminho e dava para a professora como se fosse a maior declaração de amor.
Sinto-me amada quando ganho um presente e durante a jornada de docente eu fui muito presenteada, ganhei vários mimos, como bilhetes/desenhos/canecas/livros. Cada mimo diz para mim até hoje que sou amada.
Em 2014 eu ganhei uma joia! Naquela época eu era professora de uma escola da periferia na zona sul de São Paulo. A minha joia foi recortada de uma revista e eu fui presenteada porque ao ganhar o aluno me disse que se ele tivesse dinheiro de verdade ele me daria uma joia de verdade. Eu agradeci e me emocionei porque a maior verdade para mim foi sentir o carinho daquele gesto, pois aquele aluno me comunicou seu amor da forma mais verdadeira.