Já parou e pensou no seu envelhecimento? Como será se você alcançar 80 – 90 anos?
Devido ao aumento da longevidade e predomínio de mulheres idosas penso que eu tenho chances de chegar até lá….
Mas será possível viver com saúde??
Saúde para idosos não significa ausência de doenças.
Utiliza-se o conceito de envelhecimento bem sucedido. Este se relaciona a preservação da autonomia e independência, fatores estes associados, entre outros, à qualidade de vida.
No entanto em algum momento da vida vamos depender de alguém. Em algum momento vamos adoecer ou envelhecer o suficiente pra precisarmos de ajuda em alguma atividade. Seja ela uma ajuda nas finanças ou até na atividade básica de tomar banho.
Só a minoria das pessoas morre subitamente e não passa por isso!
Deixando de lado eufemismos como “melhor idade”… o envelhecimento está associado a perdas em diferentes campos e intensidades individuais. Além da perda da independência, refiro-me a perda da vitalidade do corpo jovem, a morte de entes queridos, e a perda do papel profissional ou familiar, por exemplo.
A maneira como iremos encará-las e como nos permitiremos ser cuidados são essenciais.
Mas o que esperar da sociedade em geral e dos nossos cuidadores? Esperamos ser bem cuidados e respeitados pelos outros, certo?
Que tal também não sermos infantilizados, termos nossas histórias de vida valorizadas e desejos ouvidos, além de termos nossa independência e autonomia promovidas mesmo que em pequenas coisas?
Envelhe-Ser.
Sim, seremos nós em breve. Vamos refletir sobre nossos conceitos, sobre nossa vida e tratar os idosos como gostaríamos de Ser?