Oswaldo Faustino
Nascido em Mairinque, no interior paulista.
Dica de livro: Luana – A Menina que viu o Brasil Neném.
Frase do autor: “Quem não se vê não se reconhece. Quem não se reconhece não se identifica. Quem não se identifica não se ama, tem baixa autoestima e se desinteressa tanto por si próprio quanto pelo outro”.
Curiosidade sobre o autor: Participou de um programa infantil de tv, escrevendo e produzindo histórias, sempre com a utilização de objetos cênicos e lúdicos. Desde então, passou a contar histórias, na maioria das vezes de inspiração em cultura africana e afro-brasileira.
Por que escrever?: O autor acredita que o universo da literatura é muito rico, fascinante e um caminho para lutas importantes e pelas relações étnico-raciais.
Yaguarê Yamã
Nasceu na aldeia Yãbetué, no município de Nova Olinda do Norte – AM.
Dica de livro: Pequenas Guerreiras.
Frase do autor: “Precisamos dividir o conhecimento e aprender juntos para poder viver. A convivência também combate os preconceitos, que têm origem no desconhecimento”.
Curiosidade sobre o autor: Atua com grafismo. Aprendeu a desenhar no terreiro da aldeia onde nasceu, usando uma espinha de peixe, e desenhando na terra, considerada o “caderno” para os índios.
Por que escrever?: Diz o autor: “O mundo indígena é de contação de histórias e, quando a gente sai da aldeia, vê que é necessário trazer a floresta para o mundo urbano, para tirar esse ódio e preconceito, mostrar nossa cultura, nossas histórias. Foi isso que me motivou a ser escritor: queria mostrar as belezas da aldeia para a cidade, mas de que maneira? Por meio dos livros. Escrevendo também contribuo com o movimento indígena”.