Posted on 1 Comment

O “VAPOR BARATO” TÃO ESPECIAL DA GAL

Em 1999, conheci um rapaz muito especial, começamos a sair, nos conhecer melhor, após algumas semanas ele me convidou para viajar, o destino: Monte Verde, e eu encantada que estava com o desenrolar de nossos encontros fui, no caminho entre risos e conversas ouvi no rádio uma música que me chamou muito a atenção, escutava a inconfundível voz da Gal Costa, aquele timbre maravilhoso que só ela tinha, também foi nesse momento que ouvi Zeca Baleiro pela primeira vez, ele fazia uma participação especial nessa versão da música “Vapor Barato”, que letra, que interpretação, fiquei extasiada, senti uma emoção muito grande, olhava a paisagem maravilhosa, o Celso ali do meu lado, eu me apaixonando a cada dia mais por ele, a voz da Gal, a música soava triste, intensa, profunda de uma maneira incomum, meu coração se enterneceu, óbvio que continuei a conversa e dei total atenção ao meu querido futuro namorado e mais futuro ainda marido mas não conseguia parar de pensar naquela canção.

Quando voltei para Campinas, procurei informação sobre a letra e descobri com surpresa que a música já tinha sido gravada muitos anos antes pela Gal Costa mas, infelizmente eu só fui me abrir para a beleza e profundidade dela muitos anos depois, soube também que foi composta logo no inicio da Ditadura e por isso soa tão triste e sem esperança, quase um lamento, tenho que confessar que na primeira escuta só pensei em romance pois a música dizia “minha Honey baby! Baby! Com tal intensidade que somente a Gal poderia trazer, e eu feliz e envolvida que estava com o Celso só pensei no amor, amor esse que se transformou, cresceu e deu em casamento e filhos.

Obrigada Gal por sua passagem tão linda pela Terra, por essa memória tão doce que guardo de um tempo precioso da minha vida, sua arte mudou e enriqueceu a vida de muitos, seguramente engrandeceu a minha vida, me trouxe alento em momentos de tristeza e me presenteou com faíscas de amor em formato de memórias da minha história com meu hoje e espero sempre marido Celso.

Gosto de pensar que tem um céu dos meus cantores preferidos e agora Renato Russo, Cássia Eller, Elis Regina e o Paulinho do Roupa Nova entre outros te receberam com música da melhor qualidade. Vá em paz minha querida “Honey baby”.

https://www.letras.mus.br/gal-costa/vapor-barato-1/

Eliane Ibrahim – Bela Urbana, administradora, professora de Inglês, mãe de duas, esposa, feminista, ama cozinhar, ler, viajar e conversar longamente e profundamente sobre a vida com os amigos do peito, apaixonada pela “Disciplina Positiva” na educação das crianças, praticante e entusiasta da Comunicação não-violenta (CNV) e do perdão.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *